quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conselho de Ética rejeita processo contra deputado Bolsonaro

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/06/conselho-de-etica-arquiva-processo-contra-bolsonaro.html

     Falando sério.

     Quando Winston Churchill falou que a democracia é o pior forma de governo, excluindo os outros; tirando todos os méritos e contextos histórico, revela um grande sábio se deparasse com a nossa forma de governo e expressá-la.
     Está certo que o deputado Bolsonaro é uma pessoa polêmica e conservador, porém, dentro da forma com que foi eleito, com votos dos eleitores que são representados por este e defende as causas e a ideologia ou compactuam destas; e como ele os representam, dentro da legalidade de se expressar, primeiro com a legitimidade constitucional e segundo como um parlamentar, não pode considerá-lo como fascista ou autoritário.
     Por tanto, considerar que seus atos de crítica, expressão ou lutar contra um segmento parlamentar contra seus ideais ser crime, estarão eles mesmos cometendo o abuso que dizem ser vítma. Calar uma pessoa é ser um censor antidemocrático. Pode-se concordar ou discordar, o discurso ser antiético ou moralista, pode-se julgar ou apaludir mas jamais calá-lo.
     Não podemos esquecer que ao mesmo tempo que a lei nos protege, também pode nos punir, para tanto expressar e ter a liberdade de pensar é um direito garantido na democracia. O juízo sobre o argumento já seria algo totalmente numa outra esfera - o judicial, onde o réu também tem o direito de se defender.
     Ser contra ou a favor de Bolsonaro é algo que geraria uma grande discussão mas o que garante que ele, eu e que os criticam de manterem seus argumentos é o que o esta

Nenhum comentário: